Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Atenção Integral à Saúde do Trabalhador

Atenção Integral à Saúde do Trabalhador 


1

As pessoas podem ser competentes ou não em suas habilidades sociais, capacidade essa que influi diretamente na qualidade das relações pessoais e profissionais, bem como na própria qualidade de vida do indivíduo. Nesse sentido, associe os itens que seguem conforme suas respectivas características:

 

I – Habilidade Social.

II – Desempenho Social.

III - Competência Social.

 

( ) Caracteriza-se por possuir propósito avaliativo.

( ) Caracteriza-se pela emissão de comportamentos.

( ) Caracteriza-se pela pluralidade de comportamentos.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A
III – II – I.
B
I – II – III.
C
II – I – III.
D
III – I – II.
2

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), as ações de Saúde do Trabalhador assumem uma maior estruturação a partir da conformação da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) em 2002, bem como da instituição da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), em 2012.

 

Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) A área da saúde do trabalhador no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) emerge como um desafio, uma vez que institui práticas transformadoras, visando ao atendimento integral do trabalhador, promovendo ações preventivas e curativas.

 

( ) A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) tem como objetivo contemplar todos os trabalhadores, formais e informais, urbanos e rurais, sobrepondo as pessoas e grupos menos vulneráveis, com ações de assistência individual.

 

( ) A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) foi criada tendo como base alguns pressupostos, dentre eles a relação e integração com as demais redes do SUS, sendo que as ações de vigilância em saúde do trabalhador são articuladas por ela.

 

( ) A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) é umas das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), a qual tem por objetivo a estruturação desta no contexto da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

A

 F – F – F – V.

B

 V – F – V – V. 

C

 F – V – F – F. C 

D

 V – V – V – F.

3De acordo com a Fiocruz, a área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Fonte: FIOCRUZ. Vigilância em saúde. Disponível em: https://pensesus.fiocruz.br/vigilancia-em-saude. Acesso em: 25 maio 2020.

Diante do exposto, analise as sentenças a seguir: I- A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), que é um componente da Vigilância em Saúde, visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, sendo que as ações de vigilância dos ambientes e condições de trabalho pelas equipes ocorrem somente quando houver denúncia. II- A Atenção Básica tem características que favorecem as práticas de vigilância em saúde do trabalhador, entre elas está a capilaridade da rede de atenção, já que está presente em quase todos os municípios brasileiros, facilitando o acesso dos trabalhadores. III- Os agentes comunitários de saúde (ACS) são os responsáveis pelo cadastramento das famílias, reconhecendo os usuários/trabalhadores, descrevendo a ocupação, tempo na ocupação, situação de trabalho, tipo de vínculo, dentre outros, devendo ser orientados e receber suporte técnico adequado. IV- As visitas domiciliares realizadas pelas equipes de Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família são importantes, pois caracterizam o perfil social e epidemiológico dos trabalhadores, além de possibilitar o conhecimento sobre as situações de trabalho desempenhadas no domicílio.
Assinale a alternativa CORRETA:
A

 As sentenças I e IV estão corretas.

B

 As sentenças II, III e IV  estão corretas.

C

 Somente a sentença II está correta.

D

 As sentenças I, III e IV estão corretas.

4O Capítulo 2, em seu subitem 2.3, aborda sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT), bem como o Capítulo 3, em seu subitem 2.2, retrata sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), os quais se complementam.

No que concerne aos assuntos acima citados, leia atentamente as seguintes afirmativas:

I- A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT) estão pautadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como estão em consonância com a promoção da saúde. II- O princípio de equidade na saúde do trabalhador, materializado na VISAT e PNSTT, pode ser identificado à medida que se prioriza os grupos mais vulneráveis, como os trabalhadores informais, em situação de precariedade ou em atividades de maior risco. III- A descentralização é outro princípio que rege a VISAT, uma vez que é a União a instância efetiva que desenvolve as ações em saúde do trabalhador, devendo atuar de forma segregada com os estados e municípios. IV- O princípio do controle a participação social garante que o trabalhador, por meio de seus representantes, participe do planejamento e formulação, bem como acompanhe e avalie as políticas e a execução das ações de VISAT no âmbito do SUS.
Assinale a alternativa CORRETA:
A

 As afirmativas II, III e IV estão corretas.

B

 As afirmativas III e IV estão corretas.

C

 As afirmativas II e III estão corretas.

D

 As afirmativas I, II  e IV  estão corretas.

5

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) foi instituída pela Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, a qual foi revogada e está contemplada na Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017.

FONTE: BRASIL. Portaria de Consolidação nº 2/2017. 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017 /prc 0002_03_10_2017.html. Acesso em: 2 mar. 2020.

 

Com relação à PNSTT, analise as sentenças a seguir:

 

I- A PNSTT propõe a utilização do apoio matricial como ferramenta de trabalho para a prestação de retaguarda técnica especializada entre CEREST e a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.

 

II- A PNSTT oferece bases conceituais, princípios, diretrizes e estratégias para prover a atenção integral à saúde dos trabalhadores, sendo que diretrizes e objetivos propostos por essa Política são circunscritos e pontuais.

 

III- A PNSTT preconiza nas suas estratégias a integração da VISAT com a Atenção Básica, uma vez que assume papel preponderante para as ações de saúde do trabalhador.

 

IV- Integralidade, universalidade, prevenção, diálogo social e hierarquização são princípios da PNSTT, os quais estão alinhados com as diretrizes delineadas pelas Convenções da OIT, especialmente com as Convenções nº 155 e nº 187.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

A

 As sentenças II e III estão corretas. 

B

 As sentenças I e III estão corretas.

C

 As sentenças III e IV estão corretas.

D

 As sentenças I, II e IV estão corretas.

6

No início do século XX, aspectos ergonômicos, de higiene e de segurança do trabalho começaram a ser ponderados quando outros profissionais se juntaram aos médicos para realizarem a atenção aos trabalhadores, iniciando a prática da Saúde Ocupacional (MINAYO-GOMES; THEDIM-COSTA, 1997).

FONTE: MINAYO-GOMEZ, C.; THEDIM-COSTA, S. M. F. A cons¬trução do campo da saúde do trabalhador: percurso e dilemas. Cadernos de Saúde Pública, v. 13, n. 2, 1997.

 

Relativo à Saúde Ocupacional, analise as sentenças a seguir:

 

I- A Saúde Ocupacional influenciou diversos setores, bem como suscitou em legislações pertinentes à saúde do trabalhador como as Normas Regulamentadoras (NR), com ações voltadas para a prevenção dos riscos inerentes ao trabalho.

 

II- A Saúde Ocupacional aprimora o entendimento da relação saúde-trabalho reconhecendo que o trabalho é o agente principal no processo de adoecimento e morte dos trabalhadores.

 

III- A denominação Saúde Ocupacional no Brasil surgiu como um conceito legal na Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90), decorrente da Constituição Federal de 1988.

 

IV- O modelo da Saúde Ocupacional foi questionado e sofreu muitas críticas, mas não foi substituído pela Saúde do Trabalhador, uma vez que coabitam o campo da saúde do trabalhador.

 

Assinale a alternativa CORRETA: 

A

 As sentenças I, II e III estão corretas.

B

 As sentenças II e IV estão corretas. 

C

 As sentenças I e IV estão corretas. 

D

 As sentenças II e III estão corretas.

7No material didático da disciplina Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, em seu Capítulo 3, o subitem 4.4 retrata brevemente sobre a Promoção da saúde e qualidade de vida do profissional de saúde, trazendo um panorama amplo sobre o tema.

Considerando o acima exposto, leia as asserções que seguem e classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) A complexidade em executar suas atividades ao atender as pessoas que buscam resolver seus problemas de saúde, aliada à sobrecarga, falta de recursos materiais, deficiências estruturais e organizacionais, são alguns exemplos que justificam a necessidade de promover saúde, visando melhor qualidade de vida laboral ao profissional da saúde. ( ) Os trabalhadores da área da saúde do SUS, no Brasil, têm logrado alguns avanços no que se refere à promoção da saúde e qualidade de vida, dentre eles podemos citar as Diretrizes da Agenda Nacional do Trabalho Decente para Trabalhadores e Trabalhadoras e a Política Nacional de Humanização (PNH). ( ) Visando a melhoria das condições laborais dos trabalhadores da saúde do SUS, foram elaboradas as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde, em 2012, vigorando desde então. ( ) Os gestores das áreas da saúde, tanto no âmbito privado quanto público, valorizam a importância da qualidade de vida no trabalho, atendendo de forma absoluta as reivindicações dos profissionais que buscam os seus direitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A

 V – V – F – V.

B

 V – F – V – F.

C

 F – F – V – V.

D

 V – V – F – F.

8De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), longas jornadas de trabalho, estresse e doenças contribuem para mortes de quase 2,8 milhões de trabalhadores todos os anos, assim como 374 milhões de pessoas ficam doentes ou feridas devido ao seu trabalho.

FONTE: OIT. https://nacoesunidas.org/estresse-doencas-e-longas-jornadas-contribuem-para-28-milhoes-de-mortes-por-ano-indica-oit/. Acesso em: 25 maio 2020.

Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Os trabalhadores de saúde estão mais propensos ao estresse devido às condições laborais em que estão inseridos, podendo desencadear doenças psicossomáticas. II- O absenteísmo é um fenômeno cada vez mais constante na área da enfermagem, haja visto o medo que o profissional tem em perder o seu emprego. III- É rotineiro aos profissionais da área da saúde sofrerem violência, em especial com o assédio moral por parte dos pacientes. IV- Alguns comportamentos de risco para a saúde, como beber, fumar e consumir alimentos calóricos, são favorecidos pelo estresse.
Assinale a alternativa CORRETA:
A

 As sentenças II e III  estão corretas.

B

 As sentenças I  e IV  estão corretas.

C

 As sentenças II e IV estão corretas.

D

 As sentenças I, II e IV estão corretas.

9

A competência para elogiar consiste em um elemento relevante para a obtenção e manutenção da qualidade das relações interpessoais. Essa competência pode ser compreendida como...

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:

A
Uma habilidade eficaz em decodificar, interpretar e responder determinadas mensagens.
B
Um comentário positivo direcionado ao indivíduo, sobre ele mesmo ou algo realizado por ele.
C
Um conhecimento aprimorado sobre nossas emoções, pensamentos e comportamentos.
D
Uma habilidade essencial para controlar nossos desempenhos e dos indivíduos com quem convivemos.
10

Transformações no mundo do trabalho em saúde associadas aos avanços tecnológicos trouxeram benefícios, mas também resultaram em um ambiente propício a situações de estresse, trazendo implicações tanto para a saúde do profissional de saúde como para o paciente (ANDOLHE et al., 2015). FONTE: ANDOLHE, R, et al. Estresse, coping e burnout da Equipe de Enfermagem de Unidades de Terapia Intensiva: fatores associados. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49nspe/1980-220X-reeusp-49-spe-0058.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.

 
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:

 

I- Não existe uma relação entre estresse ocupacional e presenteísmo, sendo ambos considerados como fenômenos cada vez menos comuns na enfermagem.

II- O estresse ocupacional pode evoluir para doenças físicas, podendo ocasionar a Síndrome de Burnout.

III- O estresse ocupacional é privativo da área da enfermagem, especialmente aos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

IV- Na área da saúde, o estresse ocupacional causa impactos deletérios à saúde do trabalhador, devendo ser priorizadas ações por parte dos serviços de saúde para minimizá-lo. 

Assinale a alternativa CORRETA:

A

 As sentenças I, II e IV estão corretas.

B

 As sentenças III e IV estão corretas.

C

 As sentenças II e III estão corretas.

D

 As sentenças II e IV  estão corretas.

11

Sob a perspectiva histórica, os termos “saúde” e “doença” vêm mudando seus significados ao longo do tempo. A VIII Conferência Nacional de Saúde ampliou o conceito de saúde definindo que ela tem como fatores determinantes e condicionantes: a alimentação, a moradia, o saneamento básico e o trabalho (BRASIL, 1986).

 

FONTE: BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório Final da 8ª Conferência Nacional de Saúde. 17 a 21 de março de 1986. 1986. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_ conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf. Acesso em: 7 fev. 2020.

 

Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) Na saúde do trabalhador, o processo saúde-doença envolve inúmeras variáveis, considerando que o binômio saúde e doença estão interligados, sendo consequência dos mesmos fatores.

 

( ) A determinação do estado de saúde e/ou doença de um trabalhador é um processo complexo, haja vista que envolve diversos fatores, portanto, deve-se restringir à avaliação de riscos presentes no ambiente laboral

 

( ) A saúde do trabalhador envolve o coletivo de trabalhadores, inserido no processo saúde/doença no trabalho, abrangendo apenas aqueles que têm adoecimento decorrente da atividade laboral.

 

( ) O processo saúde-doença no âmbito laboral necessita de uma avaliação apurada e uma avaliação integral do trabalhador, pois pode comprometer não só a saúde física, mas também a mental dos trabalhadores.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A

V – F – F – V.

B

 F – F – V – V.

C

 V – V – F – F.

D

 F – V – V – F.

12

As concepções da Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador são referenciais teórico-metodológicos que permeiam o regime jurídico de tutela da integridade biopsicossocial dos trabalhadores (KEMMELMEIE; SANTOS, 2019).

FONTE: KEMMELMEIE, C. S; SANTOS, R. L. A saúde do trabalhador no âmbito da Organização Internacional do Trabalho. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/41775070/A_SA%C3%9ADE_DO_TRABALHADOR_NO_%C3%82MBITO_DA_ORGANIZA%C3%87%C3%83O_INTERNACIONAL_DO_TRABALHO. Acesso em: 25 maio 2020.

 

Considerando essas três concepções/modelos, associe os itens, utilizando o código a seguir:

 

I- Medicina do Trabalho.

 

II- Saúde Ocupacional.

 

III- Saúde do Trabalhador.

 

( ) Incorpora a lógica da Higiene Industrial, buscando relacionar o ambiente e o trabalhador, analisando o adoecimento por meio da multicausalidade, com olhar clínico voltado para exposição e efeito.

 

( ) Centrada em ter um médico dentro da fábrica para isolar riscos específicos e tratar os trabalhadores, sem inquerir a etiologia do adoecimento, no patamar do individualismo da avaliação.

 

( ) Preza o lado humano do processo de trabalho, sendo o trabalhador o agente de mudanças, reconhecendo como fundamental a sua participação efetiva nas ações de saúde, apresentando um olhar interdisciplinar para o processo saúde-trabalho.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A

 II – III – I.

B

 III – II – I.

C

 II – I – III.

D

 I – II – III.

13

Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida ou compreendida, não foi comunicada. MARCONDES FILHO, C. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.

 
Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não verbal:

( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua.

( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais.

( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 

A

V - F - V

B

V - V - V

C

F - V - V

D

V - V - F

14A disciplina Atenção Integral à Saúde do Trabalhador apresentou, de modo geral, temas pertinentes ao mundo do trabalho e às implicações do processo de trabalho sobre a saúde física e mental do trabalhador, adentrou na saúde do trabalhador no âmbito do SUS, enfatizando as políticas públicas voltadas para a saúde do trabalhador, a RENAST e os CEREST, bem como abordou sobre a vigilância em saúde do trabalhador, saúde do trabalhador na atenção básica, finalizando com a promoção da saúde e qualidade de vida e suas interfaces com a saúde do trabalhador.

Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A RENAST é uma importante estratégia no âmbito nacional que dá visibilidade às ações em saúde do trabalhador, compreendendo uma rede de informações e de práticas de saúde, as quais são organizadas com a finalidade de implementar ações de promoção, prevenção, vigilância da saúde, bem como assistenciais, no campo da saúde do trabalhador.
II- O modelo de medicina do trabalho, que perdurou até a 2ª Guerra Mundial, ofertava serviços no interior das fábricas, sendo dirigidos por médicos de total confiança do empresário, os quais eram defensores no que se refere à saúde do trabalhador, bem como se dedicavam integralmente ao retorno do trabalhador à linha de produção.
III- A saúde no trabalho é influenciada por um conjunto de fatores que podem interferir, ou não, no emocional do profissional, sendo que o biológico e o psíquico interagem e se constituem em um nexo psicofísico dissociável, visto que o desequilíbrio pode se manifestar por meio de doenças, transtornos mentais, sofrimento, gerando doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
IV- A defesa da saúde no trabalho progrediu para a criação de uma política de saúde do trabalhador consubstanciada nos Programas de Saúde do Trabalhador (PST), que foram incluídos nas unidades de saúde e que desenvolviam ações programáticas de saúde voltadas aos trabalhadores, antes da criação do Sistema Único de Saúde.

Assinale a alternativa CORRETA:
A

 As sentenças I, II e IV  estão corretas.

B

 As sentenças II e III estão corretas.

C

 As sentenças I, III e IV estão corretas.

D

 As sentenças III e IV estão corretas.

15

O automonitoramento do desempenho das relações interpessoais oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais significativas no campo metacognitivo e afetivo-comportamental.

 

Nesse contexto, analise as sentenças que seguem sobre automonitoria:

 

I – É a capacidade de compreender as suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.

II – As pessoas com essa habilidade têm maior probabilidade de sucesso em circunstâncias complexas.

III – As pessoas com essa habilidade apresentam autoestima e autoconfiança elevadas.

IV – As pessoas com essa habilidade possuem menor controle da impulsividade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

A
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
16

As questões de Saúde do Trabalhador foram incorporadas na Constituição Federal (CF) de 1988 (BRASIL, 1988),quando o conceito de saúde foi ampliado, incluindo entre os determinantes de saúde as condições de habitação, educação, alimentação, renda, meio ambiente, trabalho e emprego.

FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

 

Tendo como base a saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir:

I- O Art. 199 da Constituição Federal, em seu Inciso II, relata que é de competência do Sistema Único de Saúde (SUS) executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

 

II- A atribuição ao SUS da responsabilidade de coordenar as ações de Saúde do Trabalhador no país foi regulamentada pela Lei nº 8.080, em 1990, consolidando o campo da Saúde do Trabalhador no plano legal e institucional.

 

III- Além da CF e do SUS, a Saúde do Trabalhador conta também com o respaldo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como com a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

 

IV- A definição de Saúde do Trabalhador pode ser encontrada na Lei Orgânica da Saúde (LOS) nº 1.823/12, a qual considera o trabalho como determinante e condicionante da saúde do trabalhador.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

A

 As afirmativas II e III estão corretas. 

B

 As afirmativas I, II e III estão corretas. 

C

 As afirmativas II, III e IV estão corretas. 

D

 As afirmativas II e IV estão corretas.

17Os riscos a que estão sujeitos os profissionais da saúde, principalmente a equipe de enfermagem, em especial aos biológicos, têm sido objeto de estudos e pesquisas, devido a sua relevância e repercussões pessoais, econômicas e sociais.

Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) É comum os acidentes com materiais biológicos nos serviços de saúde e para isso existem as profilaxias pré-exposição, preconizadas pelo Ministério da Saúde, as quais são totalmente eficazes. ( ) A cultura prevencionista para os profissionais da enfermagem é fundamental e, para isso, a NR-32 estabelece diretrizes para medidas de proteção sejam implementadas, prevendo que a responsabilidade seja compartilhada, no que se refere ao seu cumprimento. ( ) O EPI é um instrumento indispensável para a equipe de enfermagem, entretanto, a resistência em utilizá-lo ou, até mesmo, o uso incorreto são barreiras a serem enfrentadas, embora haja conhecimento acerca dos riscos, nem sempre garante a sua adesão. ( ) Os acidentes de trabalho decorrentes da exposição a material biológico são considerados um problema de saúde pública no Brasil, sendo a subnotificação deles recorrente, comprometendo os dados estatísticos referente a eles.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A

 F – F – V – F.

B

 F – V – V –  V.

C

 V – V – V – F.

D

 V – F – F – V.

18

Em virtude da precarização do trabalho, a consolidação de uma política pública voltada para o campo da saúde do trabalhador, torna-se desafiadora e de total relevância.

 

Tomando como base a PNSTT, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I- A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT) tornou-se um importante marco histórico, uma vez que dá visibilidade ao campo da saúde do trabalhador no país.

 

PORQUE

 

II- Coloca na agenda de prioridades dos estados e municípios a saúde do trabalhador nas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Assinale a alternativa CORRETA:

A

 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

B

 As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C

 A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D

 A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

19

A vigilância em saúde atualmente reúne as vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador. 

 

Relativo aos componentes da vigilância em saúde, associe os itens, utilizando o código a seguir:

 

I- Vigilância Epidemiológica.

 

II- Vigilância Ambiental.

 

III- Vigilância Sanitária.

 

IV- Vigilância em Saúde do Trabalhador.

 

( ) Relacionada às ações de intervenção e prevenção, identificando os riscos ambientais que possam prejudicar a saúde humana.

 

( ) Relacionada às ações de eliminação, diminuição ou prevenção, identificando os problemas sanitários decorrentes da circulação de bens e produção que possam afetar a saúde.

 

( ) Relacionada às ações de promoção e proteção, identificando os riscos inerentes às atividades produtivas que possam desencadear agravos à saúde.

 

( ) Relacionada às ações de prevenção e controle, identificando os condicionantes e determinantes de saúde individual e coletiva.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

A

 III – II – I – IV.

B

 IV – I – III – II.

C

 II – IV – I – III.

D

 II – III – IV – I.

20

A Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde) é responsável pela regulamentação dos dispositivos constitucionais acerca da saúde do trabalhador (BRASIL, 1990).

 

FONTE: BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990.

 

Considerando a saúde do trabalhador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) De acordo com a Constituição Federal de 1988, é de competência do Sistema Único de Saúde a execução de todas as ações de saúde referentes ao trabalhador, via Vigilância Ambiental.

 

( ) Com a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90) é que o Estado passou a coordenar as ações de saúde do trabalhador, intervindo nos ambientes de trabalho de forma incisiva e transversal.

 

( ) A Lei 8.080/90 define que a Saúde do Trabalhador é um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica, à promoção e proteção da saúde do trabalhador.

 

() Foi essa Lei (8.080/90) que normatizou as competências na área da saúde do trabalhador, considerando que o trabalho é determinante e condicionante da saúde dos trabalhadores.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

A

 V – F – V – V. 

B

 V – V – F – V .

C

 F – F – V – V.

D

 F – V – V – F.





















































Postar um comentário

0 Comentários