Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO



Administração Financeira e Orçamentária - AFO





1. Assunto: Administração Financeira e Orçamentária - FUNDATEC 2022

Tendo por base a Lei nº 4.320/1964, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estágio de receita pública e outro de despesa pública, respectivamente.



a ) Liquidação – Pagamento.


b ) Recolhimento – Empenho.


c ) Equilíbrio – Orçamento.


d ) Empenho – Arrecadação.


e ) Fixação – Empenho.





2. Assunto: Legislação Federal - Quadrix 2022

A Constituição Federal de 1988 elencou os orçamentos como ferramentas de gestão à disposição dos gestores para a realização de programas que visem a aumentar o bem-estar da população. Acerca desse tema, julgue os itens de 75 a 80.


As entradas compensatórias no ativo e no passivo financeiros, a exemplo de depósitos, cauções, retenções e consignações, são consideradas, pela Lei n.o 4.320/1964, como receitas extraorçamentárias, não constando, portanto, da lei orçamentária anual.


c ) Certo

e ) Errado





3. Assunto: Legislação Federal - Objetiva Concursos 2021


Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro, com relação à despesa, analisar a sentença abaixo:


O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação (1ª parte). O empenho da despesa poderá exceder o limite dos créditos concedidos (2ª parte). É vedada a realização de despesa sem prévio empenho (3ª parte).



A sentença está:



a ) Totalmente correta.


b ) Correta somente em sua 1ª parte.


c ) Correta somente em sua 2ª parte.


d ) Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.


e ) Totalmente incorreta.






4. Assunto: Administração Financeira e Orçamentária - IFMS 2019

Segundo a Lei nº 4.320/1964, créditos adicionais são as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que corresponde à classificação dos créditos adicionais, segundo a referida lei.


a ) Suplementares, especiais e ordinários.

b ) De calamidade pública, comoção interna e dotação inicial.

c ) Superiores, especiais e suplementares.

d ) Suplementares, especiais e extraordinários.

e ) Institucionais, especiais e acessórios.





5. Assunto: Administração Financeira e Orçamentária - IMAIS 2017

De acordo com a Lei n.º 4.320/1964, artigo 12, as despesas orçamentárias serão classificadas em categorias econômicas como despesas correntes e de capital. As despesas de capital, por sua vez, compreendem:



a ) despesa de custeio e transferências correntes.


b ) equivalentes de caixa e investimentos de longo prazo.


c ) ativo imobilizado e investimentos de capital nacional.


d ) transferências e adições de capital e aquisição de ativos financeiros.


e ) investimentos, inversões financeiras e transferências de capital.





6. Assunto: Legislação Federal - CONSESP Concursos 2016

A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas:

a ) se houver autorização específica no Plano Plurianual, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.


b ) se houver autorização específica na Lei Orçamentária Anual, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.


c ) se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes.


d ) se houver autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias, inclusive as empresas de sociedade por ações.




7. Assunto: Direito Administrativo - CESPE/CEBRASPE 2016

Com relação ao cadastramento de fornecedores e inadimplentes, assinale a opção correta de acordo com o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN).



a ) Dívida com o governo federal de valor inferior a R$ 1.000 poderá ser inscrita no CADIN.


b ) Para a celebração de convênios com estados e municípios que envolvam desembolso de recursos públicos a qualquer título, é obrigatória a consulta prévia ao CADIN pelos órgãos da administração pública federal.


c ) Mesmo para empresa fornecedora de bens e serviços já inscrita no SICAF, é obrigatória a apresentação da documentação exigida no ato convocatório de licitação.


d ) Ainda que o estado de calamidade pública decretado em determinado município tenha sido reconhecido pelo governo federal, não se poderá dispensar a consulta prévia ao CADIN para fins de concessão de auxílio a esse município.


e ) Para a habilitação prévia no SICAF, o fornecedor deve apresentar comprovação de: habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica.




8. Assunto: Administração Financeira e Orçamentária - CESPE/CEBRASPE 2022

Acerca dos créditos ordinários e adicionais no orçamento público, julgue os itens a seguir.


Os créditos suplementares autorizados na lei orçamentária anual (LOA) podem ser abertos por atos próprios dos Poderes Legislativo e Judiciário, desde que sejam indicados recursos compensatórios dos órgãos favorecidos, sendo vedado o cancelamento de despesas financeiras para a suplementação de despesas primárias.



c ) Certo


e ) Errado




9. Assunto: Administração Financeira e Orçamentária - PUBLICONSULT Assessoria e Consultoria Pública Ltda 2022

Para os Municípios, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração, não poderá exceder o seguinte percentual da receita corrente líquida:


(Lei nº 101/2000 e alterações, artigo 19)



a ) 50%.


b ) 55%.


c ) 60%.


d ) 65%.




10. Assunto: Administração Financeira e Orçamentária - CESPE/CEBRASPE 2022 

À luz da CF e da jurisprudência do STF, julgue os próximos itens, a respeito da Lei Complementar n.º 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que descumpra requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal, tais quais a instituição, a previsão e a efetiva arrecadação de todos os tributos da respectiva competência constitucional.



c ) Certo


e ) Errado











GABARITO
(1 = b) (2 = c) (3 = d) (4 = d) (5 = e) (6 = c) (7 = b) (8 = c) (9 = c) (10 = e)




Postar um comentário

0 Comentários